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23 de novembro de 2024, 02:38:29 Projeção Astral - Cristianismo e Espiritismo Mesmo na Bíblia, principal livro religioso do Ocidente, Paulo de Tarso já relatava saídas do corpo de um cristão (pelo contexto, ele mesmo), que é "levado" em espírito (ou seja, sem o corpo) a planos espirituais. A ênfase no termo "fora do corpo" não é acidental: "Se é necessário que me vanglorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até o terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, que não é lícito ao homem referir" (Coríntios II, c 12, v 1-4) Em outras passagens, Paulo demonstra saber, também, da existência de um "corpo espiritual" (expressão bíblica, portanto); cita metaforicamente que há um "fio de prata" que se rompe quando a morte física ocorre (dando origem a outra expressão que se pensa ser ocultista, mas é de fato cristã); difere corpo, alma e espírito (três diferentes veículos de manifestação); classifica alimentos de acordo com sua densidade vibracional (peixes, aves e mamíferos, nesta ordem) - revelando ser familiar com princípios projetivos e bioenergéticos que alguns julgariam ser recentes e contrários ao dogma cristão, mas que, de fato, são bíblicos: "... que vosso espírito, alma e corpo sejam preservados íntegros e irrepreensíveis ..." (Tessalonicences I, c 5, v 23) "Semeia-se corpo natural, ressucita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual" (Coríntios I, c 15, v 44) "A palavra de Deus ... penetra até o ponto de dividir alma e espírito ..." (Hebreus, c 4, v 12) Além de Paulo, há outros autores na Bíblia que revelam práticas projetivas e/ou mediúnicas, que são, portanto, também cristãs: "Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz ..." (Apocalipse, c 1, v 10) "Então, o Espírito me levantou e me levou; eu fui amargurado na excitação de meu espírito" (Ezequiel, c 3, v 14) "Então, entrou em mim o espírito, quando falava comigo, e me pôs depé, e ouvio que ele me falava" (Ezequiel, c 2, v 2) No espiritismo de Allan Kardec, bastante popular no Brasil, o tema também é tratado sem misticismos ou ressalvas, em sua própria Codificação. Segundo Kardec, a alma emancipa-se durante o sono e encontra-se com o mundo espiritual. Há todo um capítulo do Livro dos Espíritos inteiranente dedicado ao tema, entitulado "EMANCIPAÇÃO DA ALMA", começando na pergunta 400. Este dado refuta o mito, comum em alguns centros devido a desconhecimentos pessoais de dirigentes, de que haveria perigo na projeção, ou necessidade de controle do projetor. O termo usado por Kardec no capítulo esclarece também o nome espírita oficial para a saída do corpo. Curiosamente, espíritas preferem usar o termo "desdobramento", de origem ocultista. Pelo paradigma espiriualista, a consciência não se desdobra entre corpo e espírito, mas sim "abandona" o primeiro. |
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