VOADORES.COM.BR » Colunas


>> Colunistas >

Superando medos e traumas
Publicado em: 02 de setembro de 2006, 21:18:33  -  Lido 6015 vez(es)

Quem nunca se sentiu impotente diante de uma situação que foge completamente ao controle ou ficou com algo desagradável guardado a sete chaves em seu íntimo?

Os medos e traumas são dois dos grandes vilões que acompanham nossa caminhada, criando diversos obstáculos no desenvolvimento. Quando falamos de medo neste contexto não falamos do medo sadio e necessário de preservação mas, sim, daquele medo que se torna um incômodo na nossa vida.

Para trabalhar estes pontos que nos causam tanto desconforto existe uma técnica eficaz que, se aplicada corretamente, pode surtir efeitos formidáveis. Esta se baseia na visualização criativa que já foi descrita de uma maneira prática e simples. Para aplicá-la consulte o artigo “Desenvolvendo a Visualização Criativa”.

O primeiro passo para qualquer técnica que desenvolva a visualização é preparar o ambiente em si. Um lugar tranqüilo e confortável onde você não seja importunado durante a prática, são requisitos básicos e importantíssimos. Outra coisa que pode ser utilizada com grandes resultados é uma música suave e agradável.

Com o ambiente preparado, o passo seguinte é obter o relaxamento físico. Posicione-se de maneira confortável, feche os olhos e simplesmente respire calma e tranqüilamente por algum tempo, se desligando do ambiente ao seu redor e voltando toda a sua percepção para o seu corpo, sentindo a repercussão desse respirar em cada uma das partes do organismo. Atingido o estado de relaxamento desejado, passe à fase seguinte que consiste em enfrentar o problema propriamente dito. Imagine-se na situação causadora de tanto medo ou que incomode profundamente. Caso o medo ou o incômodo seja muito grande, utilize a dissociação, ou seja, visualize a situação em terceira pessoa, como se tudo estivesse acontecendo com alguém, facilitando assim essa parte da técnica.

Diante do perigo crie coragem para superar aquela situação, para enfrentá-la de cabeça erguida. Lembre-se que coragem aqui não é a ausência de medo e sim maturidade para lidar com algo adverso. Perigo à frente e coragem estabelecida, chegou a grande hora da tão desejada vitória de sentir o prazer de enfrentar e superar os obstáculos de maneira gloriosa e extremamente gratificante. Saboreie cada detalhe desse triunfo, deguste a satisfação de ter conseguido, se inebrie com a alegria dos que vencem suas barreiras.

Após o êxtase dos que estão com os louros da vitória, chegou a hora da paz reconfortante e apaziguadora; visualize uma paisagem calma e tranqüila, um lago, um belo bosque, os passarinhos cantando, o sol no rosto, a brisa suave e assim por diante; entre em sintonia com a paz e a tranqüilidade do ambiente, seja parte dessa paz e tranqüilidade e finalize a vivência guardando consigo toda essa serenidade.

Realizando essa técnica diariamente de maneira adequada, no prazo aproximado de trinta dias, você terá resultados surpreendentes, suplantando esses obstáculos que tanto impedem o caminhar e crescimento de cada um de nós.

Paz e Luz
Valter Cichini Jr.
Palestras e atendimentos individuais (presencial ou on-line) em Terapia Transpessoal.

Espaço Cultural Maniji

Informações: (11) 2598-3626
Segunda à Sexta das 14:00h às 22:00h
Sábado das 09:00h às 18:00h

 



--



Voadores.com.br - Somos Todos Um Só!