VOADORES.COM.BR » Colunas


>> Colunistas >

Reikiano, somente um canal?
Publicado em: 02 de setembro de 2006, 21:27:16  -  Lido 5963 vez(es)

Este é um assunto que gera grande polêmica entre reikianos, o que não deveria acontecer. Infelizmente não é raro ouvir reikianos dizerem: “Sou só um canal, posso aplicar o Reiki depois de ter bebido ou fumado que não faz diferença alguma.”

O reikiano realmente é um canal ou, em outro enfoque, um médium ou ainda um intermediário da energia que ele transmite, não importa o nome dado. Uma boa conduta, uma sintonia adequada são sempre necessárias, tanto para o Reikiano, como para aquele que aplica Johrei, para o médium que aplica o passe dentro de um centro espírita ou para aquela senhora que benze ali na esquina.

Fazendo uma analogia, podemos dizer que a caixa d’água e os canos são canais que transportam a água até nossa torneira. Agora deixe de lavar a caixa ou deixe os canos enferrujarem e vá verificar a condição da água após algum tempo. Eles são somente o canal mas se estiverem sujos vão contaminar a água; e esta chegará mas não como estava lá no seu início. A mesma coisa acontece com o reikiano: ele passará a energia mas se ele não estiver bem acabará “contaminando” a energia que se propôs passar.

Aquele que se propõe ser um canal do Reiki deve, no mínimo, cuidar muito bem desse canal; isso é uma questão, no mínimo, de ética para com aquilo que se propôs aprender.

Outro indício que não deixa dúvidas em relação a essa conduta são os cinco princípios da vida de um reikiano que lhe “pedem” uma conduta equilibrada. Os cinco princípios do Reiki são:

1- Não se zangue hoje.
2- Não se preocupe.
3- Expresse sua gratidão.
4- Seja aplicado no seu trabalho.
5- Seja gentil com os outros.

Ou também:

Somente por hoje não sentirei raiva.
Somente por hoje não irei me preocupar.
Somente por hoje eu darei graças por todas as minhas bênçãos.
Somente por hoje farei meu trabalho honestamente.
Somente por hoje serei mais gentil com os que me cercam e todos os seres vivos.

Notem que os dois são escritos de forma diferente, entretanto dizem exatamente a mesma coisa. Eles transmitem uma conduta de vida reta e adequada para que o reikiano leve uma vida equilibrada.

Para entender tecnicamente essa questão é necessário abordar a bioenergia que vem nos elucidar sobre a energia cósmica. Ao ser captada e metabolizada pela consciência a energia deixa de ser impessoal e assume as características pessoais da criatura, ou seja, uma pessoa que não estiver bem contamina a energia.

Portanto, tenha sempre em mente que existem várias técnicas de transmissão de energia, mas todas elas são realizadas por um ser humano que precisa ter no mínimo ética e coerência para desenvolver um bom trabalho.

Paz e Luz
Valter Cichini Jr.
Palestras e atendimentos individuais (presencial ou on-line) em Terapia Transpessoal.

Espaço Cultural Maniji

Informações: (11) 2598-3626
Segunda à Sexta das 14:00h às 22:00h
Sábado das 09:00h às 18:00h

 



--



Voadores.com.br - Somos Todos Um Só!