20 de abril de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Benedicto Cohen (Bene)

Planos Além do Fìsico
Publicado em: 04 de setembro de 2006, 17:02:06  -  Lido 6020 vez(es)



> 1 - qdo se faz uma viagem astral, em que dimensão se está?

A coisa varia bastante, de teoria para teoria e de escola para escola. Mas pelo jeito existem no universo vários planos superpostos ou entrelaçados a este nosso, que é o chamado plano físico.

Na verdade, nós, da forma como estamos encarnados, não temos acesso aos planos mais elevados ou sutis (OK, antes que os paranormais da lista tenham ataques, é bom ressalvar a hipótese de que algumas pessoas mais sutilizadas possivelmente sejam capazes de atingir píncaros mais altos desta grande escala cósmica - principalmente quando o ego estiver inflado e subindo feito balão - porém lembrando que no momento, aqui e agora, estamos falando apenas de gente comum.)

Mas é geralmente aceito que nós, normalmente nas nossas projeções, podemos atingir os três destes planos mais próximos do nosso, que são o etérico, o astral e o mental.

O etérico é um plano bem próximo deste nosso, tão próximo que costuma se confundir um pouco a ele. O ambiente é muito parecido com o físico, e é onde ficam os chamados 'duplos' das coisas. Muitos trabalhos de magia, de cura, jornadas xamânicas, contato com espíritos, etc., são realizados nesse plano.

O astral é o plano imediatamente superior, em termos de sutilidade, nessa interpenetração de camadas. Dele se fala muito aqui na lista, sendo também chamado de plano dos desejos, pois é lá que se materializam e ficam armazenados todos os produtos imaginados pelas mentes humanas, sendo por isto bastante acessado pelo indivíduo, durante projeções ou sonhos. É como se essas 'imagens' astrais criassem vida própria lá, e pudéssemos interagir com elas.

Por outro lado, existem planos paralelos onde algumas ou muitas criaturas seguem 'vivendo', após a morte física - cidades, colônias - de forma muito parecida com a vida daqui. Talvez exista alguma relação entre estes planos e o plano astral dos desejos, descrito acima, ou talvez sejam planos diferentes, mas de quase mesma densidade.

Ou seja, é difícil dizer se o 'plano astral' onde vivenciamos nossas projeções e o 'plano astral' onde vivem os desencarnados (que aliás também podem ser visitados) são o mesmo lugar, em termos 'geográficos' . De qualquer forma, seriam planos equivalentes para nós, em termos de acesso via corpo astral, e por isso são chamados no geral de "o astral".

Já os chamados umbrais são lugares limítrofes (umbral quer dizer 'fronteira') entre o plano físico e o outro (etérico ou astral), onde ficam agarradas as criaturas que não querem se afastar do plano físico, após o desencarne (muitas vezes por vícios, paixões, etc.)

Projeções no plano mental são possíveis, mas por serem processadas num plano exclusivamente mental, dificilmente teremos acesso consceinte a elas, ou lembranças coerentes.

> 2 - o espirito está neste corpo físico e em qual plano e dimensão?

O espírito sempre está dentro de algum veículo. O corpo físico, o corpo etérico, o astral... Acredito que mesmo nos estados mais sutis, até nirvânicos, o espírito ainda precise de um veículo, mesmo que sutilíssimo.

Enquanto encarnado, nosso espírito habita o corpo físico. Projetado, ele passa a animar temporariamente o corpo etérico ou o corpo astral (e outros, talvez). Nas verdadeiras projeções o espírito se locomove, no presente, para dentro destes corpos, e a pessoa sente-se exatamente como um espírito dentro de um (outro) corpo, usando os sentidos deste corpo.

> 3 - para não dizer onde está Deus, mas onde estão os anjos / protetores / mentores / espiritos de luz, em que dimensão?

Difícil dizer. Mas provavelmente nestes planos que eu chamei de inatingíveis para os mortais comuns. Contudo, o plano astral parece ser um lugar de referência, um 'ponto de encontro' médio, tanto para criaturas que vem de 'cima' como as que vem 'de baixo'.

A conclusão a que chegamos é que a permanência num ou noutro plano parece depender da sutilidade de cada espírito. E nesse sentido, o astral parece oferecer condições médias razoáveis para todo mundo - sutis e densos.

Ou seja, o astral é o lugar mais propício para encontros entre seres de diferentes graus de sutilidade. Tipo uma zona cinzenta, onde tanto os santos quanto os pecadores conseguem respirar, mesmo fora de seus respectivos habitats...

> 4 - um espirito como o nosso pode ir até essas dimensões ende estão os seres da pergunta acima?

Bom, a minha opinião ficou dita acima.

> 5 - as leis de fisica / quimica = que regem as dimensões acima da nossa permitem que seres em evolução de dimensão inferior "andem / estejam" por lá?

Depende... nesses mais baixos, é possível permanecer temporariamente, usando nossos corpos de luz.

Um Abraço...
Bene
--
Benedicto Cohen (Bene)
beneluxbr@yahoo.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir