28 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Coluna das Meninas - OMBUDSMAN

07.10.31 - O Discernimento que Nasce dos Flames
Publicado em: 04 de novembro de 2007, 18:50:25  -  Lido 5962 vez(es)



31/10/2007 – O discernimento que nasce dos flames

RESUMO SEMANAL
Por Camilla Avella

 

 


* ENCONTRO DA VOADORES EM SP
Neste sábado, 03/11, teremos um de nossos famosos encontros da VOADORES em São Paulo, desta vez tendo como tema o aniversário do owner da lista, Lázaro Freire. Todos os assinantes e seus acompanhantes estão convidados. Será no Gongo Bar e Grill (http://www.gongobar.com.br), bar acessível e aconchegante da Rua Joaquim Távora, perto da ESPM, na Vila Mariana. Mais detalhes:
http://lista.voadores.com.br/message/78054

 

 


* CURSO DA VOADORES EM JOINVILLE-SC
No próximo dia 10/11, Sáb, nosso owner Lázaro ministrará, em Joinville-SC, seu curso "O SEGREDO" DA MAGIA MENTAL - Ética, Espiritualidade e Co-Criação de Realidades. A iniciativa é da Luiza Meneghini, nossa "voadora padrão" #1.
http://www.voadores.com.br/joinville/

 

 


* FLAMES E CRESCIMENTO
Como quem acompanha os resumos sabe, nossa lista é diferente a cada semana. Há de tudo, e não poderiam faltar os flames, que tem sido tratados com maturidade e bom humor. Na dose certa, todos saem ganhando com as várias visões debatidas. Destaque para as intervenções de novos membros da moderação, como Yub, Alex e Acid, que somados aos antigos tem conseguido reverter desentendimentos como raras vezes vimos aqui, sem perder nosso discernimento voador.

 

Vamos a alguns deles:

 


* DNA DE SIRUS
A assinante Keilly repassa uma mensagem sobre filamentos e espirais do DNA, sintomas dos indivíduos da "nova era" com DNA diferentes. A informação, típica do que alguns voadores chamam de "esquisoterismo", era um pouco fora do contexto da lista.


Como previsto, os voadores entram com firme discernimento. O tema rendeu, e serviu para aprendermos sobre o funcionamento de debates e repasses aqui:

 

Mac responde dizendo que teorias messiânicas, em especial as que dispensam o uso de remédios ou tratamento médicos e se "travestem de uma abordagem pseudo-científica, com DNAs, cinturões de fótons, lances quânticos diversos, etc.", recomendam prudência. Ex-moderador e grande colaborador da lista, Mac conta um caso real de uma amiga, e conclui: "Espiritualidade não exclui o bom-senso".
http://lista.voadores.com.br/message/77931

 

Keilly se justifica com o Mac, dizendo "não defender fanatismos". Alega que "apenas veiculou um texto que achou interessante", e lamenta o ocorrido com a amiga do Mac: "Não me vejo ingênua nem fanática...sempre tento me nortear pelo caminho do meio".

 

Mas a Voadores não debatia a Keilly, e sim o conteúdo repassado:

 

A assinante Denise "Moon Raven" responde como bióloga, apoiando o Mac e dizendo à Keilly: "A estrutura de hélice-tripla do DNA não é nada de novo... Ela vem sendo pesquisada desde 1957". Experiente em listas, Denise aconselha que pesquisem bem as raízes da informação antes de repassarem conteúdos assim.
http://lista.voadores.com.br/message/77934

 

Mac responde a Keilly, sintetizando a proposta da Voadores: "Divulgar simplesmente por divulgar, faltando com o NOSSO senso crítico, pode ser algo muito ruim, principalmente em uma comunidade onde o discernimento é um dos eixos principais de estruturação". Afinal, aqui "alguns já têm algum discernimento, enquanto outros o estão ainda apurando".
http://lista.voadores.com.br/message/77941

 

Nosso moderador Alex complementa a resposta do Mac, explicando a assinante sobre o tradicional discernimento exercido na lista. "Se você recebe uma informação e não sabe ao certo sobre a veracidade dela, poste no estilo 'Gente, será que alguém poderia me dizer algo sobre isso...?', assim você estará participando, aprendendo e também ajudando a outras pessoas que estão com as mesmas dúvidas".
http://lista.voadores.com.br/message/77944

 

A assinante pede desculpas e diz que não afirmou nada, apenas veiculou o texto não esperando respostas (!). Alex responde explicando que sempre haverá respostas na Voadores para textos repassados fora do contexto da lista. Não é pessoal com quem repassou:
http://lista.voadores.com.br/message/77977

 

Mas a assinante exige que Alex peça desculpas a ela (!). Nosso moderador Roque responde sugerindo que a melhor atitude dela seria observar como as pessoas discutem as idéias em uma lista "de discussão", ao invés de exigir desculpa por termos comentado o texto enviado por ela.
http://lista.voadores.com.br/message/77995

 

 


* MEDIUNIDADE
Maisa responde às assinantes Ana Anofri e Floryomar sobre o trabalho mediúnico, a parceria com o mentor/guia, a importância de se identificar o que seria mediúnico e anímico e, no caso do animismo, identificar os conteúdos inconscientes do médium.

Também cita a importância do trabalho bioenergético para equilíbrio e melhor qualidade de seu trabalho mediúnico.
http://lista.voadores.com.br/message/77978

 

 


* KRYIA YOGA
Continuando o excelente debate sobre Krya Yoga e busca de Deus, o assinante Paulo Margarido responde ao Enki dando mais detalhes sobre Lahiri Mahasaya, citando datas e textos.
http://lista.voadores.com.br/message/77982

 

Roque, representante da Self Realization Fellowship no congresso ecumênico de nossa moderação, explica ao Paulo Margarido e ao Enki sua grande devoção pela técnica: "Cuido muito para que isso não vire fanatismo, mas utilizo esse sentimento para impulsionar meu entusiasmo por aquilo que acredito ser uma meta, dentro do que considero mais adequado para mim neste caminho. Claro que existem outros, para outros, igualmente válidos."
http://lista.voadores.com.br/message/77987

 

O assinante Bruno discorda do Roque quanto à necessidade de técnicas. Bruno acredita que a técnica seja algo a seguir quando não sabemos nada do caminho e que, depois de aprendida, perderia a eficácia: "Não vejo o caminho mais longo sem a técnica".

 

Roque responde ao Bruno dizendo: "Depois de anos (porque a Yoga é algo a ser praticado pela vida toda), se o indivíduo atinge determinados estados de samadhi, pode então entrar e sair deles sem a necessidade de praticar a técnica. Mas... só depois de anos."
http://lista.voadores.com.br/message/78003

 

Roque também fala de disciplina. Destaco um de seus comentários: "Ninguém avança sem esforço e disciplina, seja na aplicação de uma técnica, seja no trabalho de modificação dos próprios defeitos e maus hábitos. Quando decidimos entrar com certa formalidade, é como se assumíssemos o desejo de trabalhar com compromisso conosco mesmo, e não apenas quando acordamos de bom humor. Como sempre, cada caso é um caso."

 

 


* PSICOLOGIA ANALÍTICA
Nosso moderador e simbogista Yub fala sobre o arquétipo do nascimento, e nos dá conceitos da psicologia analítica de Jung...
http://lista.voadores.com.br/message/78008

... bem como conceitos sobre o inconsciente e seus conteúdos psíquicos (complexos).
http://lista.voadores.com.br/message/78010

 

 


* CO-CRIAÇÃO x TÉCNICAS "THE SECRET" x INCONSCIENTE
Yub explica como as técnicas similares às dos filmes 'The Secret' ou 'Quem somos Nós' são necessárias para que a pessoa possa encarar seus processos auto-sabotadores. "Não há milagres nem saltos quânticos que nos levem (ou tragam) magicamente ao que desejamos, sem que passemos por um processo alquímico de trabalhar aquilo que EM NÓS MESMOS impede e/ou sabota o alvo de nossas aspirações co-criadoras."
http://lista.voadores.com.br/message/78023

 

Eu comento com o Yub sobre todas as técnicas exigirem trabalharmos nossas questões internas e inconscientes. Maisa concorda que qualquer prática consciencial que fizermos sempre nos levará ao encontro com nossas questões internas.
http://lista.voadores.com.br/message/78037

 

O tema de co-criação continua, inclusive rendendo flames enriquecedores entre os que detestaram "O SEGREDO"; e os que notam que os que tem mais dificuldades em lidar com a matéria são, em geral, os que "indignam" mais com enfoques assim. Mas isso já é assunto para o resumo da próxima semana.

 

Participe das discussões:
http://lista.voadores.com.br/messages

 

 


* SONHOS
A assinante Nathalya pergunta à lista porque tem tantos sonhos em que mata bebês. Yub dá sua interpretação e, como sempre, deixa claro que aquela interpretação é apenas uma das muitas possíveis, e pede para a assinante descartar o que eventualmente não lhe faça sentido.
http://lista.voadores.com.br/message/78034

 

A assinante Lara Orlow também faz uma interpretação semelhante a do Yub, dizendo que uma análise mais profunda se faz necessária, mas que por hora aqueles comentários serviriam para ela identificar algumas coisas que estariam acontecendo com a vida dela naquele momento.

 

O assinante Dennys Malouf, se intitulando "psicólogo e 'psicopatólogo' (sic) psicanalista" critica as interpretações de sonhos que são feitas na Voadores, exigindo que parem de ocorrer (!). Recém-formado em psicologia e entusiasmado com a profissão, Dennys presume não haver pessoas qualificadas ou experientes aqui, e nos solicita três coisas: que os profissionais e estudantes de psicologia leiam mais e interpretem a si próprios; que os leigos procurem um profissional e façam análise; e que a lista não  fuja do tema, pois aqui, segundo ele, "é um lugar onde possamos escrever sobre mediunidade e viagem astral. Sonho não é nenhum, nem outro". (!?)
http://lista.voadores.com.br/message/78056

 

Yub esclarece ao Dennys que as interpretações de sonhos na Voadores são sugestões de possíveis significados; que nunca dizemos que uma interpretação é definitiva; e que essas interpretações não diminuem o número de clientes/pacientes que podem procurar um consultório, muito pelo contrário.

Yub também explica que não há como controlar o que os assinantes devem ou não fazer com seus sonhos, nem se podem ou não escreve-los ou interpretá-los na lista.
http://lista.voadores.com.br/message/78059

 

Nosso moderador Acid explica, com bom humor, "as regras" da lista.
http://lista.voadores.com.br/message/78062

 

Nosso owner (atualmente de férias, e por coincidência participando de um Congresso de Psicanálise), responde ao Dennys citando haver sim psicanalistas, psicólogos e embasamento na lista; e esclarece: "sim, podemos ajudar na interpretação de sonhos aqui", enumerando várias técnicas de se "trabalhar sonhos fora do divã, indo além das patologias".

 

Lázaro também esclarece sobre a ética, e encerra com muito discernimento: "Seria muito cômodo declarar que certa experiência nossa é 'só' projeção, como se ocorresse em terreno alienado e não interpretável da psique. Na vigília, no sonho ou na projeção, mesmo na sincronicidade da vida desperta, NÃO É POR ACASO QUE FOMOS PARAR ALI..."
http://lista.voadores.com.br/message/78071

 

Nossa ombudsman Liege, também responde ao seu colega Dennys, esclarecendo essas e outras questões. Liege também lembra, oportunamente, a capacitação de vários voadores: "Não vi nenhuma bola fora por aqui. O Bene, por exemplo (que anda quietinho, infelizmente), entende de simbologia como poucos. O Yub estuda pra caramba e também é outro que pode dar um banho em muito 'psi' por aí... O Láz deve saber mais Freud do que eu e você juntos... Experimente discutir mitologia com a Moon Raven, e você verá o quanto aprende!!! Conversei um tempo em particular com o MAC e até hoje aplico coisa que ele me ensinou... Isso sem contar de uma porção de gente que, mesmo sem ser da área, começou a se aprofundar melhor no assunto por causa da lista, e a querer se conhecer melhor..."
http://lista.voadores.com.br/message/78074

 

Muitos destes assuntos continuam em debate na lista. Participe:
http://lista.voadores.com.br/messages

 

 

 

Somos Todos Um Só,


Camilla Avella, ombudsman
http://colunas.voadores.com.br/camilla

Equipe de Ombudsman
meninas@voadores.com.br
http://colunas.voadores.com.br/meninas


--
Coluna das Meninas - OMBUDSMAN
meninas@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir