28 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Lázaro Freire

* VANTAGENS DA VIAGEM ASTRAL - Ceticismo saudável, Inidividuação em Jung, benefícios da projeção
Publicado em: 30 de janeiro de 2009, 12:15:44  -  Lido 5964 vez(es)



lex_info@terra.com.br escreveu:

> Desculpe-me o ceticismo. Qual a vantagem de viagens astrais? Em que isto

> contribui, por exemplo, no mundo de hoje?

 

 

Sobre as possíveis vantagens da viagem astral...

Antes de tudo, a maioria dos projetores saem do corpo espontaneamente, embora alguns sigam técnicas para melhorar a frequência e lucidez. Particularmente, não busquei a projeção para ter vantagens. Aliás, sequer busquei a projeção. ;-)

Em geral, ela é que nos "busca", e só então procuramos entender o que ocorreu. É comum até termos medo das primeiras experiências, mesmo quando desejadas, E só depois percebemos muitas coisas interessantes... e até vantajosas.

Se você não a tem, não a quer, e é cético... acho ótimo. Podemos continuar assim, sem incômodos. A projeção do outro não é uma religião para converter quem não a quer. Não é uma crença. Viagem astral é uma experiência íntima. E as vantagens de algo pessoal ocorrido no meu inconsciente ou no dito plano astral (será ele algo particular, compartilhável ou inequivocamente coletivo? ;-) não precisam ser algo "prático" para o outro. Como pode o meu subjetivo tornar-se o objetivo seu? Isso seria a definição da psicose, do fundamentalismo religioso ou da mediunidade cega. Concordo que existam em alguns grupos, mas não os incentivamos aqui na voadores. Muito pelo contrário. ;-)

Vou enumerar as vantagens a seguir, mas isto não é uma propaganda de conversão. Nestes muitos anos, vi alguns serem "convencidos" das "vantagens", e buscarem uma série de fórmulas para adquirir seu primeiro benefício. Cada vez mais objetivos e céticos, como se travassem uma batalha com o astral externo (ou com a espiritualidade interna) do tipo "me dê uma vantagem e prova ou provarei que você não existe". Estranho dialogar com o que não existe. Evidentemente, poucos tiveram projeções com esta postura. Se bem que às vezes temos uma boa surpresa entre nossos ouvintes e leitores mais céticos. Nâo é, Frank? ;-)

O ponto é que exigirmos "vantagens objetiva" e "explicações racionais" até no subjetivo e espiritual reflete uma doença de nosso tempo materialista e positivista, que quer que só permaneça o que tiver "utilidade"... para o modelo vigente. Ora, se algo há de subjetivo e inalienável, é JUSTAMENTE o que ocorre ao fecharmos os olhos, ou em nossos contatos espirituais. Querer objetividade nisso é, em outros termos, desejar que não existisse o subjetivo, o inconsciente, o yin de quem é yang (ou vice-versa), o feminino, o sutil, o atemporal. Esta é a luta do Arquiteto e da Oráculo na Matrix Reloaded II. E a resposta está na integração do Self ilustrado no final do mais junguiano de todos os filmes, o incompreendido Matrix Revolutions III.

Neste ponto, talvez tenhamos a GRANDE vantagem da projeção astral, até mesmo para céticos. Falando apenas em termos junguianos, sem entrar em explicações místicas ou espirituais, a projeção astral é no mínimo uma forma bem mais aqui-agora de sonho lúcido, o que nos permite ter consciência no terreno do inconsciente. OU SEJA, uma ferramenta de INDIVIDUAÇÃO, de integração. Um dos passos para que sejamos INTEIROS, em termos psicológicos. (e como psicanalista, garanto, tentar ser inteiro traz vantagens neste mundo aqui, sim, ou pelo menos lhe poupa de gigantescas desvantagens dos padrões que seguimos sem consciência)

Mas concordo com a parte saudável do ceticismo. Ou seja, a experiência não precisa ser explicada pela pseudo-ciência, nem por Kardec, nem pela wicca. Posso gostar da visão espiritualista, e se isso me dá sentido, ótimo. Mas assim como as partes do elefante da parábola de Buda e Ramakrishna, os fatos independem de minha interepretação, e as cores do mundo diferem da cor da lente de meu óculos. Cada um desses mitos dará apenas a sua visão. Você pode explicar a chuva com São Pedro, Thor, Xangô ou nuvens, mas não fará muita diferença se você estiver se molhando.

Aliás, se alguém vier lhe impor algo baseado na projeção, clarividência ou o que for, dele, acho MUITO SAUDÁVEL ser cético. Toda religião fundamentalista, guerra santa, mestre de discípulos e templo-nabucodonosor que enriquece e cai começa com alguém dizendo que ELE viu Deus (ou o astral), e estes disseram só a ELE o que VOCÊ não pode fazer. E ai DO OUTRO se não fizer.

Mas independente de nossos debates sobre vantagens e explicações, continuo me molhando quando saio na chuva, e saindo do corpo em algumas noites. Se adotarmos uma equilibrada postura empírica, nem prática nem religiosa, notaremos que algumas coisas simplesmente estão lá.

Lázaro Freire

 

Dito isso, lembrando que as vantagens só podem ser aplicáveis a quem as tenha e quer, cito algumas compilações de vantagens da projeção astral, de um artigo meu em revista, de um livro do Professor Wagner Borges, e de um artigo do aviador Sérgio Kiss.

 

PARA QUE SERVE
(Lázaro Freire, em matéria de capa da Revista Caminho Espiritual)

São muitos os benefícios da projeção astral. Além de ser um caso avançado e híper-consciente de sonho lúcido, cujos benefícios psíquicos e cerebrais são conhecidos, é na experiência espiritual que os praticantes encontram a sua maior motivação. Algumas das vantagens das saídas do corpo:

- Ampliação de horizontes

- Desenvolvimento acelerado das atividades parapsíquicas

- Eliminação de intermediários (e seus "pedágios conscienciais") no processo evolutivo

- Substituição da simples "fé", questionável; pela certeza íntima, inabalável.

- Contato direto com amparadores espirituais

- Possibilidade de resolução de problemas

- Assistência espiritual, em especial a desencarados

- Reencontro com entes queridos

- Possibilidade de namoro astral

- Ampliação do discernimento

- Cursos conscienciais no astral

- Possibilidade de conhecer novos lugares, no físico e/ou no astral

- Ampliação das possibilidades de teste e pesquisa

- Conhecimento direto dos processos de assédio, tratando-os assim que são identificados - o que reduz anos de obsessão.

- Melhor aproveitamento da encarnação (dormimos 20 anos em cada 60 de vida)

- Facilitação de experiências retrocognitivas (inclusive de outras vidas) e/ou precognitivas

- Maior integração lúcida do consciente com o inconsciente (individuação junguiana)

- Possibilidade de co-criação de realidades por plasmagem direta no duplo etérico (magia mental)

- Oportunidade de trabalho direto com os conteudos sombrios da psique

- Maior conhecimento do plano astral, reduzindo período intermissivo e acelerando a evolução

- Satisfação pessoal e sensação evolutiva, inexpressável aqui.

 

BENEFÍCIOS DA PROJEÇÂO
(Wagner Borges, no livro VIAGEM ESPIRITUAL II)

Benefícios da Projeção
A projeção é uma experiência impressionante e seus benefícios para o projetor são muitos:

O projetor, fora do corpo, observa eventos físicos e extrafísicos, independentemente do concurso de seus sentidos físicos.

Nas horas em que seu corpo físico está adormecido, o projetor observa, trabalha, participa e aprende fora do corpo.

O projetor constata, através da experiência pessoal, a realidade do mundo espiritual.

Pode encontrar-se com espíritos desencarnados, comprovando assim, para si mesmo, "IN LOCO", a sobrevivência da consciência além da morte.

Pode substituir a crença pelo conhecimento direto, através da experiência pessoal.

Pode ter a retrocognição extrafísica, lembrando assim, de suas vidas anteriores e comprovando, realmente, por si mesmo, a existência da reencarnação.

Pode prestar assistência extrafísica, através da exteriorização de energias fora do corpo, para doentes encarnados e desencarnados.

Pode fazer desobsessão extrafísica (trabalho de desativação da obsessão espiritual).

Pode encontrar pessoas amadas fora do corpo.

 

BENEFÍCIOS DA PROJEÇÃO
(Por Sérgio Kiss, aviador dentro e fora do corpo, ex-moderador da Voadores)

* Voce pode viver ao mesmo tempo em dois mundos diferentes.

* Aproveita-se um terço a mais da vida, ja que as 8 horas de "sono" são um terço que normalmente passamos dormindo e apagados para o mundo. Afinal, se alguem que não se projeta "viver" 60 anos, vai passar 20 dormindo. .........( Ho ! larica sô)

* Observa, trabalha, participa, aprende fora do corpo e traz para a vigilia toda bagagem de uma espiritualidade estruturada, alicerçada, e sem precedentes

* Constata por si mesmo a existencia do mundo extrafisico, nunca mais acreditando na morte, da qual perde completamente o medo.

* Substitue a crença pelo conhecimento direto, adquirido no local, com comprovaçoes etc..

* Encontra-se à vontade (com ressalvas) com parentes e amigos desencarnados, trocando informaçoes importantes, e acabando de vez com qualquer duvida sobre a continuidade da vida.

* Ajuda os parentes e amigos no processo do desencarne.

* Vê suas vidas anteriores, comprovando a reencarnaçao.

* Presta assistencia extrafisica a todos que precisarem, encarnados e desencarnados.

* Passa a ter um entendimento superior e abrangente da vida - encara-se tudo sob outro
prisma.

* Pode vir a ter um contato direto com seu, mentor, guia, amparador, anjo da guarda, etc..

* E por aí vai............

 


--
Lázaro Freire
lazarofreire@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir